O Plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) solicitou uma revisão do projeto Inter 2 que está sendo implementado na Avenida Arthur Bernardes. Este projeto integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba e visa a melhorias significativas em aproximadamente 38 km do itinerário de duas importantes linhas de ônibus da cidade: Inter 2 e Interbairros II. Com esse projeto, há uma expectativa de impacto direto em mais de 580 mil habitantes de 28 bairros, além de beneficiar 181 mil passageiros diariamente.
As obras do novo Inter 2 começaram em novembro do ano passado e possuem um prazo estimado de conclusão de 18 meses, com um investimento de 106,7 milhões de dólares financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Recentemente, uma audiência pública ocorreu na CMC para discutir os problemas e preocupações em torno do projeto, incluindo a possível interrupção das obras. Uma petição online, com mais de 7.000 assinaturas, foi apresentada durante essa audiência, ressaltando as preocupações com os efeitos negativos sobre os negócios locais e os moradores.
A vereadora Indiara Barbosa (Novo) foi uma das signatárias da indicação que requeria a revisão do projeto. Ela enfatizou que a demanda é significativa e vem da própria população local, como evidenciado pela petição apresentada. Os comerciantes da região manifestaram grande preocupação com o tempo de execução das obras e a possibilidade de atrasos, mencionando problemas anteriores, como o que ocorreu na trincheira da Rua Mário Tourinho, que levou alguns a considerarem a devolução de imóveis alugados.
Outros vereadores se posicionaram sobre o tema. Marcos Vieira (PDT) e Alexandre Leprevost (União) criticaram a administração municipal por não levar em consideração as sugestões da população. Ezequias Barros (PRD) destacou a remoção de vagas de estacionamento na Avenida Silva Jardim, que prejudicaram os empreendedores locais e podem ter um efeito similar na Avenida Arthur Bernardes. Já Giorgia Prates (PT) reforçou a necessidade de a prefeitura parar as obras para ouvir os moradores e o Conselho Municipal.
A revisão proposta contempla várias alternativas para minimizar os impactos sobre a população e o comércio local. Uma das sugestões é destinar uma das faixas existentes exclusivamente para o tráfego de ônibus em vez de construir uma nova faixa. Isso facilitaria o trânsito dos ônibus utilizando as ruas paralelas, que já estão em processo de expansão devido às obras, para absorver o fluxo adicional de veículos privados sem comprometer a fluidez do tráfego.
Outra proposta inclui a adaptação de um parque de skate em um estacionamento, proporcionando mais acessibilidade aos estabelecimentos comerciais da região. A criação de vagas de estacionamento adequadas poderia fortalecer a economia local, permitindo aos clientes um acesso mais fácil aos negócios, assegurando a vitalidade econômica da área.
O debate sobre a revisão do projeto Inter 2 é complexo e envolve múltiplos interesses. A solicitação do Plenário da CMC para uma revisão do projeto é um passo importante para assegurar que as demandas da população local sejam ouvidas e acatadas. A combinação de melhorias na infraestrutura de transporte e atenções cuidadosas às necessidades da comunidade pode resultar em um desenvolvimento urbano mais equilibrado e sustentável. A administração municipal e os vereadores terão de trabalhar juntos para encontrar soluções que conciliem o progresso urbano com a qualidade de vida dos moradores e a prosperidade dos negócios locais.