O Athletic Bilbao vive uma das temporadas mais animadoras dos últimos anos e, nesta reta final de La Liga, não quer desperdiçar a chance de disputar a Champions League na próxima temporada. Para isso, o time basco encara nesta rodada o Las Palmas, em um jogo que pode mexer tanto com o topo quanto com a parte de baixo da tabela.
O clima em Bilbao é de confiança. Jogando em casa, o Athletic conquistou 9 vitórias nos seus últimos 16 compromissos, mantendo uma invencibilidade de nove jogos seguidos no San Mamés Barria desde janeiro. Esse desempenho é um dos melhores da competição, colocando o time firme na briga entre os quatro primeiros colocados.
Do outro lado, o Las Palmas chega em situação bem diferente. Ocupando a 17ª posição, com apenas 32 pontos, o time sente o peso da ameaça do rebaixamento. Seu retrospecto como visitante é preocupante: foram apenas três vitórias fora de casa em todo o campeonato, com nove derrotas. Para piorar, as últimas visitas a Bilbao terminaram em derrota, inclusive a mais recente, que foi um emocionante 3-2 para o Athletic no primeiro turno.
O grande nome do Athletic no campeonato é Oihan Sancet, que já balançou as redes 15 vezes em La Liga. O jovem atacante faz uma temporada com destaque não só pela quantidade de gols, mas também pela capacidade de decidir jogos importantes, principalmente diante da torcida. Em uma equipe bem organizada defensivamente — o time leva em média apenas 0,63 gol por partida dentro de casa —, Sancet ganha liberdade e protagonismo para definir o placar.
O Las Palmas, por sua vez, vem tentando segurar as pontas na defesa. O empate sem gols contra o sempre perigoso Atlético de Madrid proporcionou um raro alívio aos canários, que vinham de resultados negativos. Mas esse esforço defensivo ainda não correspondeu em produtividade ofensiva: o ataque do Las Palmas pouco incomodou adversários ao longo do torneio, e o sinal de alerta segue ligado.
Com esses dados, fica natural o favoritismo do Athletic Bilbao. Para os torcedores mais ligados em palpites e apostas, o cenário aponta para um placar seguro: 2 a 0 para os donos da casa, repetindo a solidez defensiva e explorando a fragilidade ofensiva do adversário. Também vale ficar de olho no desempenho do Athletic no primeiro tempo, aproveitando a pressão inicial e a fase ruim do Las Palmas em jogando longe da sua torcida.
O grande destaque, claro, segue sendo Sancet, que tem tudo para deixar sua marca mais uma vez. O Las Palmas vai precisar de uma atuação fora do comum para segurar o ímpeto do Athletic e, mais importante, somar pontos preciosos para continuar sonhando com a permanência na elite espanhola. O palco está armado. A briga é intensa tanto pelo G4 quanto pela sobrevivência.